Projeto 01 - Piscar LED

Ol√° Pessoal,

Projeto feito no simulador Tinkercad, mas sinta-se a vontade para criar seu projeto, no simulador, na plaquinha ou em ambos ūüėÉ.

Siga o passo-a-passo deste roteiro e assista o vídeo onde crio o projeto do início. As fases do projeto estão no final de cada etapa.

Caso tenha qualquer d√ļvida, escreva nos coment√°rios do v√≠deo que terei imenso prazer em te responder.

Bons estudos!

Professor Sandro Alex

Introdução

Pino digital com saída binária

Com o objetivo de iniciar no mundo do Arduino, esse projeto inicialmente fará piscar o LED interno da placa, em seguida será utilizado um LED externo e por fim uma protoboard será utilizada para organização dos componentes.

Materiais necess√°rios:

  • 1 placa Arduino

  • 1 LED vermelho

  • 1 Resistor de 220 ohms

  • 1 Protoboard

  • 2 Jumper cable (jumper)

Fase A - Piscar LED Interno

Etapa 1: Montagem do circuito

Para essa etapa basta apenas pegar a placa Arduino pois será utilizado o LED interno do mesmo que é conectado internamente na porta digital 13.

Etapa 2: Criação do código-fonte

Inicie o ambiente de desenvolvimento e insira o sketch (programa) a seguir:

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa.

Fase B ‚Äď Piscar LED externo

Etapa 1: Montagem do circuito

Para essa etapa ser√£o utilizados o Resistor de 220 ohms e o LED vermelho.

  1. Conecte o resistor no pino digital 13. O resistor é um componente não polarizado (não tem polo positivo e negativo), portanto pode ser colocado em qualquer lado;

  2. Una o lado catodo (lado chanfrado) do LED ao resistor;

  3. Conecte o lado anodo do LED no pino 13 do Arduino (use o jumper para isso).

Etapa 2: Criação do código-fonte

Como o LED externo foi conectado no pino 13 do Arduino, o qual o LED interno está ligado, será utilizado o mesmo código da Fase A.

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Não é necessária qualquer manipulação pois o código anterior já está compilado e salvo no Arduino.

Fase C ‚Äď Piscar LED externo com protoboard

Etapa 1: Montagem do circuito

Para essa etapa será adicionada uma protoboard para melhor organização.

  1. Utilize um jumper para conectar o pino GND do Arduino na coluna de alimentação negativa (preto ou azul) da protoboard. Nesse exemplo foi utilizada a segunda linha da coluna de alimentação negativa e a segunda linha na coluna a;

  2. Conecte o resistor em qualquer linha da protoboard. Nesse exemplo foi utilizada a segunda linha na coluna d e f;

  3. Utilize um jumper para interligar a segunda linha (colunas a, b, c, d, e) com a coluna negativa;

  4. Conecte o LED com o catodo na linha 2 colunas (f, g, h, i ou j). Nesse exemplo foram utilizadas a linha 2 coluna g e linha 3 coluna g;

  5. Utilize um jumper para interligar o pino 13 do Arduino com linha 3 coluna f, g, h, i ou j. Nesse exemplo foi utilizada a coluna j.

Etapa 2: Criação do código-fonte

Como o LED externo novamente foi conectado no pino 13 do Arduino, utilizando a protoboard, será utilizado o mesmo código da Fase A.

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Não é necessária qualquer manipulação pois o código anterior já está compilado e salvo no Arduino.