Projeto 11 - Buzzer

Ol√° Pessoal,

Projeto feito no simulador Tinkercad, mas sinta-se a vontade para criar seu projeto, no simulador, na plaquinha ou em ambos ūüėÉ.

Siga o passo-a-passo deste roteiro e assista o vídeo onde crio o projeto do início. As fases do projeto estão no final de cada etapa.

Caso tenha qualquer d√ļvida, escreva nos coment√°rios do v√≠deo que terei imenso prazer em te responder.

Bons estudos!

Professor Sandro Alex

Introdução

Nesse projeto serão trabalhados os motores: motor CC (rotação contínua no mesmo sentido) e servo motor (que não roda continuamente, é possível colocar ele numa posição que varia de 0 a 180 graus).

Materiais necess√°rios:

  • 1 placa Arduino

  • 1 Piezo

  • 1 Resistor de 220 ohms

  • Jumper cable (jumper)

Fase A ‚Äď Aprendendo as fun√ß√Ķes para produzir som

Etapa 1: Montagem do circuito

Nesse circuito ser√° utilizado um piezo ligado ao resistor para produzir som.

  1. Conecte o GND do Arduino no negativo do piezo (preto);

  2. Interligue o resistor de 220 ohms no polo positivo do piezo;

  3. Conecte o pino 2 do Arduino no resistor de 220 ohms.


Etapa 2: Criação do código-fonte

O simples c√≥digo emite um som uma fun√ß√£o passando dois ou tr√™s par√Ęmetros. O terceiro par√Ęmetro √© a quantidade de tempo em milissegundos que o som ser√° produzido.

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa.

Fase B ‚Äď Buzzer, vetor e monitor serial

Etapa 1: Montagem do circuito

Ser√° utilizado o mesmo circuito anterior.

Etapa 2: Criação do código-fonte

Um vetor armazena as frequências das notas musicais e o programa faz o Arduino toca-las, imprimindo a cifra da nota na saída serial. Inicie o ambiente de desenvolvimento e insira o sketch (programa) a seguir:

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa.