Projeto 03 - LED com Botão

Olá Pessoal,

Projeto feito no simulador Tinkercad, mas sinta-se a vontade para criar seu projeto, no simulador, na plaquinha ou em ambos 😃.

Siga o passo-a-passo deste roteiro e assista o vídeo onde crio o projeto do início. As fases do projeto estão no final de cada etapa.

Caso tenha qualquer dúvida, escreva nos comentários do vídeo que terei imenso prazer em te responder.

Bons estudos!

Professor Sandro Alex

Introdução

Pino digital com saída binária e outro com entrada binária

Utilizar um botão de pressão (push button) para acender e apagar um LED. Na fase A o LED fica aceso sempre que o botão estiver pressionado e, na fase B, o LED acende ou apaga quando o botão é clicado. A fase C testa o resistor Pull-Up interno do Arduino e a fase D usa millis() para tratar o bouncing.

Materiais necessários:

  • 1 placa Arduino

  • 1 LED de qualquer cor

  • 1 Botão de pressão (push button)

  • 1 Resistor de 220 ohms para o LED

  • 1 Resistor de 10k ohms para o botão

  • 1 Capacitor com 10microF de capacitância

  • 1 CI 74HC132 (portas NAND do tipo Schmitt Trigger)

  • 1 Protoboard

  • Jumper cable (jumper)

Fase A – Aceso quando pressionado

Etapa 1: Montagem do circuito

O circuito montado servirá para todas as fases, o que mudará será o código de execução.

  1. Conecte GND do Arduino na coluna de alimentação negativa (preto ou azul) da protoboard;

  2. Conecte o resistor de 220 ohms na coluna de alimentação negativa com outra coluna;

  3. Coloque o LED com o catodo (lado chanfrado) conectado no resistor de 220 ohms e o lado anodo no pino 13;

  4. Conecte o resistor de 10k ohms na coluna de alimentação negativa com outra coluna;

  5. Coloque o botão com um dos seus lados interligado ao resistor de 10K ohms e, também, interligado ao pino 12 do Arduino;

  6. Conecte o pino 5V do Arduino ao botão, no lado onde não tem o resistor;


Etapa 2: Criação do código-fonte

Inicie o ambiente de desenvolvimento e insira o sketch (programa) a seguir:

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa.

Fase B – Clicar para acender e apagar

Etapa 1: Montagem do circuito

Não é necessário alterar o circuito, somente o código.

Etapa 2: Criação do código-fonte

Adicionado o código que cuida do estado do LED. Inicie o ambiente de desenvolvimento e insira o sketch (programa) a seguir:

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa.

Fase CUtilizando resistor Pull-Up interno do Arduino

Etapa 1: Montagem do circuito

O circuito será alterado para utilizar o resistor pull-up interno do Arduino.

  1. Remova o resistor de 10K ohms que está ligado ao botão;

  2. Remova o jumper que interliga o botão ao pino 5V;

  3. Utilize um jumper para interligar a linha GND da protoboard com o pino do botão que é contrário a ligação do botão com o Arduino;

Etapa 2: Criação do código-fonte

Inicie o ambiente de desenvolvimento e insira o sketch (programa) a seguir:

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa.

Fase DTratamento do bouncing sem delay

Etapa 1: Montagem do circuito

Retorne ao circuito inicial com resistor de 10K ohms ligado no pino do botão e 5V no outro pino .

Etapa 2: Criação do código-fonte

Inicie o ambiente de desenvolvimento e insira o sketch (programa) a seguir:

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa.

Fase E – Debouncing por hardware com capacitor

Etapa 1: Montagem do circuito

Será acrescido um capacitor de capacitância 10 microFarad e 16V, com o polo negativo na linha 2 coluna C e o polo positivo na linha 4 coluna C, conforme imagem do circuito a seguir:

Etapa 2: Criação do código-fonte

Inicie o ambiente de desenvolvimento e insira o sketch (programa) a seguir, que é o mesmo da Fase B porém sem a função Delay (agora feita via hardware pelo capacitor):

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa.

Fase F – Debouncing por hardware com CI 74HC132 (Schmitt Trigger NAND)

Etapa 1: Montagem do circuito

Será removido o capacitor de capacitância 10 microFarad e 16V e colocado um CI 74HC132 (Schmitt Trigger NAND), conforme imagem do circuito a seguir:

Etapa 2: Criação do código-fonte

O código é o mesmo da Fase E, apenas muda o circuito que saiu o capacitor e entrou o CI.

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Basta executar o código.

Fase G – Debouncing com capacitor e CI 74HC132 (Schmitt Trigger NAND)

Etapa 1: Montagem do circuito

Será acrescido um capacitor de capacitância 10 microFarad e 16V no circuito anterior, conforme imagem do circuito a seguir:

Etapa 2: Criação do código-fonte

O código é o mesmo da Fase E, apenas muda o circuito que entrou o capacitor e entrou o CI.

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Basta executar o código.