Projeto 10 - Motores

Olá Pessoal,

Projeto feito no simulador Tinkercad, mas sinta-se a vontade para criar seu projeto, no simulador, na plaquinha ou em ambos 😃.

Siga o passo-a-passo deste roteiro e assista o vídeo onde crio o projeto do início. As fases do projeto estão no final de cada etapa.

Caso tenha qualquer dúvida, escreva nos comentários do vídeo que terei imenso prazer em te responder.

Bons estudos!

Professor Sandro Alex

Introdução

Nesse projeto serão trabalhados os motores: motor CC (rotação contínua no mesmo sentido) e servo motor (que não roda continuamente, é possível colocar ele numa posição que varia de 0 a 180 graus).

Materiais necessários:

  • 1 placa Arduino

  • 2 Baterias AA de 1.5V cada

  • 1 Interruptor DIP DPST

  • 1 Motor CC

  • 1 Servo Motor

  • Jumper cable (jumper)

Fase A – Motor CC com acionamento analógico: interruptor DIP

Etapa 1: Montagem do circuito

O circuito montado servirá para todas as fases, o que mudará será o código de execução.

  1. Conecte o negativo da bateria (preto) no negativo do motor (preto);

  2. Conecte o positivo da bateria (vermelho) no interruptor (1A ou 2A). Nesse exemplo foi ligado no terminal 1A;

  3. Conecte o outro lado do interruptor (1B ou 2B, se ligou a entrada no 1A então ligue a saída no 1B) no positivo do motor (vermelho).


Etapa 2: Criação do código-fonte

Não é necessário qualquer código pois o circuito é totalmente analógico.

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Não é necessário salvar e compilar, só ligar o DIP para a lâmpada acender.

Fase B – Chave de acionamento digital para o motor CC

Etapa 1: Montagem do circuito

Neste circuito será utilizada uma chave de acionamento digital para o motor CC através do relé.

  1. Conecte o pino 2 do Arduino no controle do Relé (terminal 5 ou 8). Nesse exemplo foi conectado ao terminal 5;

  2. Conecte o GND do Arduino no controle do Relé (terminal oposto ao item anterior). Nesse exemplo foi conectado ao terminal 8;

  3. Conecte o negativo da bateria (preto) no negativo do motor (preto);

  4. Conecte o positivo da bateria (vermelho) na entrada do Relé (terminal 1 ou 12). Nesse exemplo foi utilizado o terminal 12;

  5. Conecte a saída do Relé (terminal 6 ou 7) no positivo do motor CC. Observe o fato de “cruzar” o fluxo de energia no Relé para que ele controle a passagem da corrente. Ou seja, se a entrada estiver no terminal 12 a saída deve estar no terminal 6, como feito nesse exemplo;

Etapa 2: Criação do código-fonte

O código é bem simples só para demonstrar o funcionamento do Relé junto ao motor CC. Inicie o ambiente de desenvolvimento e insira o sketch (programa) a seguir:

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa. Verifique a imagem do Relé (caso use um simulador) antes e depois de executar. Observe que a chave “fechou” quando recebe sinal de controle.

Fase CControle de um servo motor

Etapa 1: Montagem do circuito

Neste circuito será utilizado um servo motor que gira até 180 graus.

  1. Conecte o pino 3 do Arduino na entrada de sinal do servo motor;

  2. Conecte o GND do Arduino na entrada solo do servo motor;

  3. Conecte o 5V do Arduino na entrada de potência do servo motor.

Etapa 2: Criação do código-fonte

O servo motor não gira continuamente, ele pode ficar em uma posição que varia de 0 a 180 graus. Para controlar ele é necessário importar a biblioteca Servo.h e instanciar um objeto do tipo Servo. Após será utilizado o método da biblioteca importada. Inicie o ambiente de desenvolvimento e insira o sketch (programa) a seguir:

Etapa 3: Compilação e transferência do programa (ou simulação)

Salve o sketch, compile ele, conecte o Arduino na porta USB do computador e transfira o programa.